sábado, 11 de abril de 2020

Primeiro turno das eleições pode ser adiado para 15 de novembro


             Parlamentares com trânsito no Palácio do Planalto e dirigentes partidários estimam adiar para o dia 15 de novembro (feriado da Proclamação da República) a realização do primeiro turno das eleições municipais, caso a pandemia do conoravírus não arrefeça até junho, data final para decisão. Pela proposta em debate, o primeiro turno seria adiado em 42 dias. Já o segundo turno aconteceria em 6 de dezembro ou, no máximo, no domingo seguinte (13). Nesse caso, as convenções partidárias, programadas para julho, ocorreriam em agosto.

O adiamento tem sido tema de uma série de reuniões virtuais entre os presidentes de nove partidos de centro-direita. Presidentes de MDB, PSDB, DEM, PSD, Republicanos, PL, PP, Solidariedade e Avante, que participaram dos encontros, admitem o adiamento das eleições para novembro. E, à exceção do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), descartam a possibilidade de prorrogação de mandatos até 2022 para que coincidam com a disputa nacional.

Nesta semana, os líderes dessas siglas concordaram em retomar essa discussão em junho, apenas se a crise perdurar pelos próximos dois meses. Até lá, está mantido o calendário oficial com primeiro e segundo turnos nos dias 4 e 25 de outubro, respectivamente, o primeiro e o último domingos do mês, como prevê a Constituição.

Embora a definição de nova data dependa de aprovação do Congresso, a ideia de só voltar ao debate em junho está em consonância com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que, em maio, assumirá a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O adiamento não é pauta exclusiva do centrão. Está na agenda da esquerda. Presidente nacional do PDT, Calos Lupi conta que a ideia já foi objeto de debate interno. Segundo ele, o PDT é completamente contrário à prorrogação. “É um precedente perigoso que fere a democracia e gera consequências graves. O presidente do PSB, Carlinhos Siqueira, diz que ainda é cedo para adotar essa medida.

Embora no passado as eleições já tenham ocorrido no dia 15 de novembro, um feriado nacional, não é essa a razão para que a data esteja hoje em pauta. Mas, sim, sua aplicabilidade. Dirigentes partidários afirmam que esse novo calendário permitiria que o segundo turno e a montagem dos futuros governos ocorressem sem o risco de paralisia em meio aos preparativos do Natal e fim de ano. Da Folha de São Paulo

Prefeito de Venturosa suspende feira livre da terça-feira

       Em um pronunciamento oficial veiculado nas redes sociais da prefeitura de Venturosa na manhã deste sábado, o prefeito Eudes Tenório (PL), pediu mais uma vez que a população siga as recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e da OMS e fiquem em casa. Ele também anunciou a suspensão da feira livre e pediu disciplinamento no comércio que ainda pode funcionar.

Na fala, Eudes ressalta que “estamos entrando na semana mais crítica para a disseminação do Covid-19” e diante do perigo e pensando na proteção da saúde e das vidas dos venturosenses, decidiu suspender a realização da feira livre da próxima terça-feira, dia 14 de abril, a fim de evitar aglomerações e a grande circulação de pessoas na cidade. 

O prefeito também pediu aos comerciantes donos de mercadinhos, supermercados, aos bancos e correspondentes bancários que procurem disciplinar as filas para evitar aglomerações e a proximidades das pessoas, assim como manter a higienização dos locais.

Eudes reforçou que às pessoas que precisarem sair de casa que não levem outra como companhia, seja criança ou idosa. “A você dona de casa, a você dono de casa, eu queria pedir que ao ir ao mercado, ao ir a farmácia, ao ir a padaria, enfiam, ao ir ao comércio, que vá uma única pessoa, não leve uma criança, não leve um idoso. Se você tem idade acima de 55 ou 60 anos, peça a uma pessoa mais jovem fazer as suas compras. Eu peço a você encarecidamente, vamos trabalhar juntos”, concluiu.


Informações: 


BOLETIM COVID-19 EXTRA

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Secretaria de Saúde divulgou agora de manhã uma atualização do seu Boletim de Monitoramento do novo Coronavírus no município de Buíque com uma boa notícia. O caso até então suspeito de ser infectado pelo COVID-19 foi descartado após os exames feitos. Com isso, o município mantém seus controle da doença e reforça o pedido a todas as pessoas: só saia de casa se for realmente preciso, o vírus já está matando pessoas em cidades próximas. #FicaemCasaBuíque

Prefeito Welligton da LW e o Vice Dr. Israel Rubis, Permanecem nos Cargos por Decisão do TSE em Votação com Resultado: 6 x 1

                                                                              Foto: Internet   Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitora...