sexta-feira, 29 de maio de 2020

Quarentena rígida não será prorrogada. Determinação de isolamento social e uso obrigatório de máscaras em todo Estado permanece

Foto: Aluísio Moreira
O Governo de Pernambuco não irá prorrogar a quarentena mais rígida no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir da próxima segunda-feira (01), as cinco cidades voltam a se submeter às mesmas regras de isolamento dos demais municípios pernambucanos.
As cinco cidades, que estão há quase duas semanas obedecendo à quarentena mais rígida, são responsáveis por 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos da Covid-19 em Pernambuco. O objetivo da maior restrição à circulação de pessoas nesses municípios foi o de reduzir a curva de contágio do novo coronavírus.
“Só teremos os dados completos com o resultado da quarentena no domingo, mas as informações preliminares mostram uma estabilização da epidemia. Não prorrogaremos as regras mais rígidas na Região Metropolitana, mas ainda precisamos manter o isolamento social”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Na próxima segunda-feira, o Governo de Pernambuco vai detalhar o plano de retomada das atividades econômicas no Estado. O estudo foi conduzido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano. A liberação das atividades será gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posta em prática.
O planejamento também inclui a análise da quantidade de trabalhadores por segmento e de que maneira o retorno de cada atividade influenciará em pontos complementares como o transporte público. A ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente para não saturar o sistema nos horários de pico.
Fonte:edymarlira

Mendonça critica silêncio de João sobre corrupção

O ex-ministro e pré-candidato a prefeito, Mendonça Filho (DEM), criticou, hoje, o deputado federal João Campos (PSB) pela nota em solidariedade ao prefeito Geraldo Júlio e contra as investigações da compra nebulosa de respiradores só testados em porcos e a uma empresa fantasma. “Depois de um longo e vergonhoso silêncio de consentimento e omissão diante da falta de leitos, das mortes e das inúmeras denúncias de desvio e descaso, era de se esperar que João Campos viesse à público, no mínimo, prestar solidariedade aos pacientes que aguardam atendimento e às famílias que perderam parentes por falta de leito de UTI”, cobrou, questionando a nota publicada por Joao Campos em suas redes sociais.

A compra pela Prefeitura do Recife de 500 respiradores pulmonares a uma empresa veterinária e testados apenas em porcos e sem aval da Anvisa foi denunciada por Mendonça Filho ao Ministério Público Federal, ao TCU e a Controladoria Geral da União.  Ontem a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na sede da Prefeitura do Recife e na residência do secretário de Saúde na Operação Apneia, que investiga desvios e fraudes na compra de respiradores por solicitação do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União. 
“João Campos foi eleito para defender os interesses do povo e não do seu grupo político fingindo que não vê o descaso com a saúde e ignorando a ação dos órgãos de controle e da Polícia Federal”, criticou. Segundo Mendonça, a postura de Campos é contra os interesses do povo. “O desvio de recursos e o descaso na compra de um equipamento fundamental para salvar as pessoas, apenas testado em porcos, é crime contra a vida”, afirmou.

Fonte:blogdomagno

CÂMARA DE VEREADORES DE BELO JARDIM, APROVA PEDIDO DE AFASTAMENTO DO PREFEITO HÉLIO DOS TERRENOS.

Prefeito Hélio dos Terrenos


   O que parecia impossível, acabou acontecendo. Nem mesmo contando com o apoio da maioria dos Vereadores na Casa Custódio Ferreira Mergulhão, o Prefeito Hélio Francisco PTB-PE, escapou, do que alguns vão dizer "TRAIÇÃO", falo isso, por que, todos sabem da afinação e domínio que o Prefeito sempre teve com a maioria absoluta dos Vereadores. 
   O pedido, foi feito, pelo Parlamentar Nilton PSB-PE, líder das oposições e aliado ferrenho do Ex-prefeito João Mendonça. Mais, pegou a todos de surpresa, por conseguir no plenário, o apoio unanime, para que o processo siga em frente. 
    Segundo informações, a iniciativa se deu, baseada na Lei Orgânica do Município, no seu Art. 65, e que pede o afastamento do Prefeito, devido o "SUMIÇO" do então Prefeito. Ainda segundo, as informações, nem a própria Justiça de Belo Jardim, conseguiu até a presente data, ter contato com Hélio dos Terrenos, que passa por um processo Administrativo.
       Agora, os Vereadores aguardam o andamento desse processo, para que o Município volte a ter um comando. Se isso se concretizar, o atual vice-prefeito Dr. Silvano Galvão, deverá assumir, como prefeito. Silvano que no início da Gestão assumiu como Secretário de Saúde, e não demorou muito, após discordar de várias questões e atitudes do Prefeito, acabou rompendo com o mesmo e entregando a pasta. 
       Recentemente, o Prefeito Hélio, desistiu da reeleição e lançou a pré-candidatura do Vereador e hoje seu aliado Wilsinho Mergulhão, que é primo legítimo do atual Presidente da Câmara Vereador Euno Andrade Filho. 
       Wilsinho, vem aparecendo sempre presente em todas as ações do Município, principalmente no que trata do combate ao Covid 19.
        

Pernambuco fecha 53.550 postos de trabalho entre janeiro e abril


                Em meio à pandemia do novo coronavírus, Pernambuco perdeu 24.965 empregos celetistas em abril, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostram o saldo total entre desligamentos e admissões de trabalhadores com carteira assinada. No acumulado de janeiro a abril, foi registrado um saldo negativo de 53.550 postos de trabalho no estado, o pior resultado em todo o Nordeste. No mesmo período em 2019, o registro negativo foi de 25.698.

No Brasil, foram 860.503 empregos perdidos em abril de 2020. De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq-PE), tanto para o país como para o estado, este foi o pior mês de abril desde o começo da série histórica do Caged, que teve início em 1992.

A economia pernambucana foi afetada pela pandemia da Covid-19. Devido à necessidade do isolamento social, shoppings e comércios foram fechados e obras de construção civil foram paralisadas. Uma pesquisa da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) ao término do primeiro mês de distanciamento social mostrou que 84% das indústrias tiveram redução de faturamento.

Nos quatro primeiros meses deste ano, o Brasil perdeu 763.232 empregos, enquanto no mesmo período do ano passado, houve um saldo positivo de 129.601 postos de trabalho.

Ainda segundo dados do Caged, entre abril e maio, houve em Pernambuco a preservação de 247.007 postos de emprego por acordo, seja suspensão, redução de salários (de 25% a 70%) ou intermitente.

Nesse mesmo intervalo de tempo, 8.154.997 tiveram os trabalhos preservados no Brasil pelo Programa Emergencial de Preservação do Emprego e Renda.


Fonte:afolhadascidades

Arquimedes reúne direção do novo hospital Maria Deci M Valeça em videoconferência


                O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), anunciou na quarta-feira (27) a inauguração do novo Hospital Municipal Maria Deci Macêdo Valença. Será no próximo dia primeiro de junho, segunda-feira próxima as 15h00, em um evento restrito a poucas pessoas devido as restrições de convívio social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Nesta quinta (28), Arquimedes reuniu toda a equipe de frente do novo hospital através de uma videoconferência.

Na reunião on-line, o prefeito fez um balanço das dificuldades encontradas na antiga Casa de Saúde e de seu sonho de poder entregar à população de Buíque um hospital a altura de seu povo. “No dia primeiro de janeiro de 2017 recebemos a antiga casa de saúde trancada à cadeados, sem médicos, sem remédios, sem quase nada. Tentamos ainda colocar ela pra funcionar, mas depois o comprometimento de sua infraestrutura inviabilizou qualquer utilização da mesma”, relembrou.

Arquimedes ouviu da Diretora Administrativa do Hospital, Rudlania Torres, como será todo o funcionamento da nova unidade e o corpo funcional que atuará diariamente para atender a população. Segundo ela, serão mais de 120 profissionais, desde os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, passando pelos atendentes, cozinheiros, serviços gerais, etc. segundo a Secretária de Finanças, Telma Valença, toda a equipe do novo hospital contará com fardamento novo e todos os equipamentos de proteção individual.

O prefeito recomendou a todos que a prioridade é o cidadão que deve ser tratado com todo o respeito, pois já chega ao hospital em situação de busca de socorro. “Muitas vezes um tom de voz, um jeito de falar, pode ajudar muito a melhorar e humanizar ainda mais o atendimento. Sabemos das dificuldades, principalmente neste tempo de pandemia, mas vamos fazer todo o esforço para atender a todos sem discriminação. O hospital será para todos os buiquenses, independente de cores”, afirmou.

Durante a videoconferência de apresentação da equipe, todos puderam fazer suas colocações e apresentar como serão desenvolvidos os trabalhos em cada área, desde a gerência de enfermagem, passando pelas gerências administrativas, das contas médica e do CCIH. Amanhã a prefeitura deve anunciar como será a programação da inauguração do novo Hospital Municipal Maria Deci Macêdo Valença.


Fonte:afolhadascidades

Barreiras sanitárias de Itaíba abordaram quase 19 mil pessoas


                Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Itaíba, revela que entre os dias 18 e 26 de maio quase dezenove mil pessoas (18.938) foram abordadas nas três barreiras sanitárias implantadas pela prefeitura para conter o avanço do novo coronavírus. De acordo com a responsável pelas barreiras, Iasmynny Shyrlly, a grande maioria das pessoas que cruzaram os locais de fiscalização estavam com máscaras de proteção.

“Estamos fazendo um monitoramento seguindo todos os protocolos de higienização, aferição de temperatura, coleta de informações das pessoas que estão nos veículos e com isso temos hoje uma mapeamento de toda a movimentação que nos permite traçar políticas mais direcionadas para conter o avanço do Covid-19”, revela o secretário de Saúde, Pedro Teotônio.

Pelos dados levantados nestes 09 dias, a barreira aonde mais cruzou pessoas foi a Barreira 1, localizada na entrada da cidade, no cruzamento com a PE 300. Por ela, entraram em Itaíba 11.869 pessoas neste período. Já na Barreira Sanitária 2, que fica na avenida que dá acesso a estrada do Distrito de Negras abordou 3.576 pessoas. A Barreira que fica no Distrito de Negras registrou a passagem de 2.407 pessoas que vem de sítios e do estado de Alagoas, entre os dias 28 e 26 de maio. Outras 1.086 foram abordadas nas barreiras noturnas neste mesmo período.

No tocante ao uso das máscaras de proteção, foi identificado um percentual de apenas 9,1% das pessoas que acessara a cidade sem o uso do equipamento de proteção individual, ou 1.740 pessoas. Em compensação, a grande maioria (89,9%) usa a máscara como proteção contra o Covid-19.

Município que tem na zona rural sua força produtiva e grande parte dos moradores, as Barreiras Sanitárias revelam isso de forma nítida, quando aponta que do total de pessoas abordadas nos pontos de fiscalização como moradores de sítios e povoados de Itaíba representaram 47,5% do total. De outras cidades o percentual de pessoas abordadas foi de 9,96%.

Nas Barreiras Sanitárias de Itaíba, equipes paramentadas e com equipamentos de proteção além de orientarem os motoristas, passageiros ou qualquer pessoa que cruzem os pontos de fiscalização, todos tem a temperatura aferida com termômetros digitais, recebem máscaras caso não estejam com alguma; os veículos são desinfectados, todos tem os dados anotados e o destino de cada um, bem como o local de origem. Os casos em que a temperatura estiver acima do normal são encaminhados a uma unidade de saúde mais próxima. 


Fonte:afolhadascidades

Cabo anuncia antecipação de feriados e reabertura, com restrições, do comércio


               O Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral antecipou os feriados dos dias 11 de junho (Corpus Cristhi), 13, Santo Antônio (padroeiro da Cidade)e 24(São João) para os dias 1,2,e 3 de junho. Ao mesmo tempo, anunciou, nesta quinta -feira a flexibilização “com restrições“ para uma retomada gradual e consciente das atividades econômicas do município. A retomada dar-se-á, tendo em vista os efeitos das ações de combate ao Coronavírus e pela disponibilidade de leitos no município, instalação de dois hospitais de campanha, taxa do distanciamento social, uso de máscara, profilaxia das ruas e logradouros públicos e redução do número de casos confirmados.

O Plano é estabelecido por setores da economia e terá ritmos diferentes, por etapas, de acordo com as características de cada setor.

Não significa que será encerrado o período de quarentena, algumas atividades serão flexibilizadas, outras não.

O Plano está amparado na ciência, na saúde, nas questões regionais, dados analíticos e economia. “Entendemos que, de forma responsável, podemos salvar economicamente nosso comércio e atender as orientações das autoridades sanitárias” Declarou o Prefeito Lula Cabral.

A abertura obedecerá aos seguintes critérios:

– Acatamento aos parâmetros da OMS relativos à prevenção e combate da COVID 19;
– Abertura do comércio por protocolos de prevenção;
– Redução do horário funcionamento

CRONOGRAMA DE FLEXIBILIZAÇÃO
04 DE JUNHO DE 2020

– Comércio e serviços;
– Salões de beleza;
– Restaurantes;

Horário de abertura: 10h
Horário de fechamento: 18h

– Shopping
Horário de abertura: 12h
Horário de fechamento: 20h, sem abertura dos Cinemas.

Em 12 de Junho será a vez das Academias Privadas mediante as seguintes regras de funcionamento:

– Utilização inicial de 50% da capacidade de cada estabelecimento comercial;
– Garantia de distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas na circulação dos estabelecimentos;
– Evitar filas e aglomerações, mesmo na área externa dos estabelecimentos;
– Sinalização de obrigatoriedade de uso de máscaras na área externa do estabelecimento.

Restaurantes – devem funcionar com redução de 50% da capacidade de atendimento. Distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas.

-Obrigatoriedade de fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção) e álcool gel (70%) para os empregados, prestadores e entregadores, permitindo assim que não haja contato com outras pessoas.

– Intensificar a limpeza, desinfetar superfícies e locais que são tocados com frequência (como telefone, teclado ou maçaneta), oferecer local para lavar as mãos, priorizar a ventilação natural e manter a limpeza de aparelhos de ar-condicionado – se tiverem de ser utilizados.

-Assegurar que as medidas de isolamento social e quarentena sejam mantidas aos empregadores e empregados maiores de 60 anos e demais integrantes dos grupos de risco;

– Eventos públicos e privados continuam suspensos.

Permanecem proibidas a reaberturas de bares, casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares;

Proibidas também a reabertura de parques, aglomeração de pessoas em praças, além de eventos públicos ou particulares, clubes, associações recreativas e afins, áreas comuns, playground, complexos de lazer, academias da terceira idade, pista de skate e academias da cidade (de controle da prefeitura).

A reavaliação dos dados será realizada a cada sete dias pelas autoridades, para decidir se haverá evolução ou regressão da flexibilização.


Fonte:afolhadascidades

Prefeito de Araripina anuncia que tá com o Covid-19


           O Prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, informou em uma rede social que está com Covid-19.

“Pessoal, desde segunda-feira à tarde, quando um dos secretários da Prefeitura apresentou um teste positivo para a COVID-19, estou em isolamento domiciliar por precaução. Hoje, dia 28, fiz o teste rápido e o resultado foi positivo”.

E seguiu: “quero tranquilizar a todos que estou bem, assintomático e que cumprirei o prazo da quarentena em casa. Com a proteção de Deus logo estarei recuperado”.

E concluiu: “peço que continuem com as medidas de isolamento social, pois é a única maneira de evitar o contágio do novo coronavírus. Vou ficar aqui de olho nas nossas obras e interagindo com vocês pelas redes sociais”.


Fonte:afolhadascidades

Petrolina anuncia nesta sexta-feira (29) formato da reabertura do comércio


             A cidade de Petrolina, no Sertão, vai iniciar a reabertura gradual das atividades econômicas. Após entendimento com o governador Paulo Câmara, o prefeito Miguel Coelho vai anunciar as etapas de liberação do comércio e diversos outros segmentos econômicos locais, nesta sexta-feira (29), às 17h.

O plano da prefeitura já estava pronto, mas a liberação das atividades, no entanto, dependiam de autorização do Governo do Estado, que decretou a restrição do comércio e outros setores. A autorização veio nesta quinta.

A autonomia do município para decidir a liberação de atividades econômicas vinha sendo defendida nas últimas semanas pelo prefeito. O gestor salienta que esse processo só será possível porque Petrolina tem um quadro de contaminação da Covid-19 muito diferente de cidades como o Recife, Olinda entre outras da região metropolitana, permitindo assim a retomada gradual e com medidas de segurança sanitária. 

Até esta quinta-feira (28), o site da prefeitura de Petrolina registrava 233 casos confirmados pelo novo coronavírus. São 168 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 65 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas aumentaram para 94. Sete mortes foram registradas.

Fonte:afolhadascidades

Prefeito Welligton da LW e o Vice Dr. Israel Rubis, Permanecem nos Cargos por Decisão do TSE em Votação com Resultado: 6 x 1

                                                                              Foto: Internet   Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitora...