segunda-feira, 22 de março de 2021

Datafolha: 57% consideram justa condenação de Lula

 

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo", hoje, mostra que 57% dos brasileiros consideram justa a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. E 51% acham que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu mal ao anular essa e outras decisões envolvendo o petista em da Operação Lava Jato.

O levantamento foi realizado com 2.023 brasileiros adultos, que possuem telefone celular, em todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em 2017, o então juiz Sergio Moro condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex. A pena foi revista em 2018 para 12 anos e 1 mês na segunda instância. E, em 2019, reduzida para 8 anos e 10 meses no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Depois, em 2019, o ex-presidente foi condenado no caso do sítio de Atibaia. Ele nega ter cometido crimes.

Veja os números da pesquisa sobre a condenação:

  • 57% consideram justa a condenação de Lula no caso do triplex (era 54% em abril de 2018)
  • 38% consideram injusta a condenação de Lula no caso do triplex (era 40% em abril de 2018)
  • 5% não sabem responder (era 6% em abril de 2018)

Clique aqui e confira a matéria na íntegra.


Saúde autoriza liberação de estoque de vacinas para primeira dose

      Pernambuco teve, nesta segunda-feira (22), a confirmação de 677 casos e 37 óbitos por Covid-19. Com isso, o estado passou a totalizar 331.326 infectados pelo novo coronavírus e 11.698 mortes devido à pandemia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 128 dos 677 novos casos são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outras 549 pessoas foram diagnosticadas com a forma leve da Covid-19.

Considerando essa divisão, o estado passou a ter 34.613 casos graves e 296.713 quadros leves da doença. Os registros de pacientes começaram no dia 12 de março de 2020.

Com relação aos 37 óbitos registrados nesta segunda-feira (22), as mortes ocorreram entre o dia 18 de janeiro de 2021 e o domingo (21). Outros detalhes epidemiológicos devem ser divulgados pelo governo estadual ao longo do dia.

Buíque recebe título de Capital da Arte Rupestre




Uma resolução da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no último dia 18 de março, concedeu ao município de Buíque o título Honorifico de Capital Pernambucana da Arte Rupestre, em referência as belezas naturais e históricas do Parque Nacional do Catimbau. A iniciativa é do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB). Segundo ele, um reconhecimento mais que justo. O prefeito Arquimedes Valença comemorou a conquista.

“Buíque cuida para que os registros de experiência de nossos antepassados estejam registrados nas rochas, por meio de traços que resistiram ao tempo. Isso precisa ser ressaltado e valorizado para que possamos cuidar de sua preservação”, explicou Isaltino ressaltando a importância do turismo arqueológico, ladeado pelos turismos ambiental e ecológico.

O prefeito Arquimedes Valença saudou a conquista de mais esse importante título para o município, lembrando que foi em um de seus governos que o Parque do Catimbau ganhou o reconhecimento nacional.

“Em 2002, quando era prefeito do município, conseguimos junto ao Governo Federal que o Vale do Catimbau fosse instituído como Parque Nacional do Catimbau, pelo decreto do dia 13 de dezembro daquele ano. Hoje, ver Buíque receber mais esse título pelas belezas de nosso parque, nos enche de alegria e nos dá ainda mais responsabilidade pela sua preservação e valorização. Uma grande conquista para nosso turismo”, afirmou.

O Parque Nacional do Catimbau é reconhecido como um dos mais importantes conjuntos de sítios arqueológicos do país. No Catimbau, também são encontradas pinturas identificadas como da tradição Agreste, feita de traços mais geometrizados e de difícil identificação temática. Quando se torna possível identificar, observa-se que as figuras, homens e diferentes animais, são bem maiores que na tradição Nordeste e realizadas com traços mais grossos.

Registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, os sítios arqueológicos são definidos e protegidos pela Lei nº 3.924/61, sendo considerados bens patrimoniais da União. O Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, é o segundo maior parque arqueológico do Brasil, com registros estimados em até 6 mil anos de idade. Ao todo, 27 sítios arqueológicos estão espalhados pelos mais de 62 mil hectares do parque. Um dos mais importantes é o de Alcobaça, que possui pinturas rupestres de grupos étnicos de diferentes épocas.

Blog do Magno

Bandidos roubam vacinas em Natal

 


Bandidos  armados invadiram um posto de saúde e roubaram doses de vacinas contra Covid-19, no final da manhã dessa segunda Feira (22), na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O fato foi confirmado pela direção do posto  e pela Guarda Municipal. Duas ampolas, com 20 doses, foram roubadas.

Suspeitos do crime foram presos pela Polícia Militar de Ponta Negra, mas não não foram encontradas  as vacinas. 

Segundo informações, os  criminosos já teriam tentado roubar doses no início da manhã, porém havia muitas pessoas no local, que gritaram, o que os assustaram. A polícia foi ao local e ficou parte da manhã, mas quando os policiais saíram, os assaltantes voltaram e roubaram as vacinas.

No final da manhã, os criminosos invadiram a unidade armados, pegaram uma caixa térmica e foram até a sala de vacinação, onde pegaram duas ampolas disponíveis.

"Queriam só vacina da Covid-19. Um deles estava com uma metralhadora. As enfermeiras estão passando mal", e uma chegou a ser agredida, por tentar impedir.

Prefeito Welligton da LW e o Vice Dr. Israel Rubis, Permanecem nos Cargos por Decisão do TSE em Votação com Resultado: 6 x 1

                                                                              Foto: Internet   Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitora...